quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Igreja de Santo Estanislau

Igreja de Santo Estanislau

Igreja de Santo Estanislau

Igreja de Santo Estanislau

Igreja de Santo Estanislau

Igreja de Santo Estanislau

Igreja de Santo Estanislau

Igreja de Santo Estanislau

Igreja de Santo Estanislau

Igreja de Santo Estanislau

A imigração polonesa foi numerosa e importante em Curitiba e em diversas outras regiões do Paraná. Começaram a vir para o Brasil em 1870, uma época em que a Polônia tinha deixado de existir como nação livre e independente.
As primeiras 32 famílias que chegaram no Brasil foram para a atual cidade de Brusque, em Santa Catarina, então uma colônia de alemães. Lá, além de não se adaptarem ao ambiente, viviam em constantes atritos com os alemães. Acabaram então deslocando-se para Curitiba.
Mais tarde, com a política do Segundo Império de colonização do sul e de substituição da mão de obra escrava, muitos outros vieram. Mas foi no início da República que o fluxo de imigrantes atingiu o seu auge, quando a situação social na Polônia - que estava com o seu território dividido entre o Império Austro-Húngaro, Prússia e Rússia - piorou. Entre 1890 e 1914 quase 100.000 poloneses vieram para o Brasil, principalmente para o Paraná (36.116 pessoas) e Rio Grande do Sul (32.000).

Durante o Estado Novo (1937-1945), com a implantação de uma campanha nacionalista pelo ditador Getúlio Vargas, a comunidade polonesa, como outras de imigrantes, foi perseguida com medidas como a proibição do uso da língua e do exercício de qualquer atividade política. Foram proibidos também jornais, revistas e livros em língua que não fosse a oficial, Muitas escolas, associações e sociedades polonesas foram fechadas e outras trocaram de nome e passaram a ser administradas por nativos. Mesmo durante a II Guerra muitos foram hostilizados, até por serem confundidos com alemães.

A colônia polonesa sempre foi reconhecida como muito trabalhadora, principalmente no setor agrícola. Com o tempo os seus descendentes foram participando das mais diversas áreas da sociedade e muitos deles tornaram-se pessoas de destaque. Mesmo sendo injusto com tantos outros, podemos destacar os nomes de Jaime Lerner e Paulo Leminski, dois dos mais conhecidos.

A Igreja de Santo Estanislau, na Rua Emiliano Perneta (antiga Rua Aquidaban, ou Aquidabã) é uma das várias igrejas da cidade ligada a grande comunidade polonesa.
Não sabemos exatamente quando a igreja começou a ser construída, mas deve ter sido depois de 1875, data da chegada do primeiro padre polonês na cidade.
Em maio de 1909, apesar de não estar ainda totalmente concluída, ela passou a ser usada regularmente. No início fazia parte da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões. Em 1978 Dom Pedro Fedalto a erigiu como Paróquia Pessoal dos Poloneses, mas foi só em agosto de 1993 que o mesmo Dom Fedalto a tornou Paróquia Territorial de Santo Estanislau.
A paróquia está aos cuidados da Congregação do Verbo Divino.

A igreja é muito bonita e gosto principalmente do interior, com belas pinturas, vitrais coloridos, imagens, altar esculpido em madeira e com um belo púlpito, que alguém teve a feliz idéia de não remover (coisa que aconteceu em muitas igrejas, depois do Concílio Vaticano II). É uma Unidade de Interesse de Preservação.

Referências:
CONGREGAÇÃO DO VERBO DIVINO. Paróquia Santo Estanislau: Histórico da Igreja. Disponível em: <http://www.verbodivino.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=88:paroquia-santo-estanislau&catid=40:curitiba&Itemid=74>. Acesso em: 7 nov. 2015.
WALESKO, Danusia Maria. Santa Cândida: a história e as histórias de cada um. 1875 - Razões para sair da Polônia. Disponível em: <http://www.danusia.com.br/1875-razoes-para-sair-da-polonia/>. Acesso em: 7 nov. 2015.
WIKIPEDIA. Imigração Polonesa no Brasil. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Imigração_polonesa_no_Brasil>. Acesso em: 7 nov. 2015.