quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Prédio histórico da Universidade Federal do Paraná

Prédio histórico da Universidade Federal do Paraná

Prédio histórico da Universidade Federal do Paraná

Depois de um “largada falsa” em 1892, quando José Francisco da Rocha Pombo chegou a colocar a pedra fundamental da Universidade do Paraná - projeto que acabou não sendo concretizado em função da Revolução Federalista - o ensino superior no Paraná iniciou mesmo em 19 de dezembro de 1912, quando Victor Ferreira do Amaral e Silva e Nilo Cairo da Silva fundaram a Universidade do Paraná, como uma entidade de ensino privada.
Inicialmente instalada na Casa Manoel Miró, na Rua Comendador Araújo (antiga Rua do Mato Grosso), as aulas iniciaram em 1913. Os primeiros cursos implantados foram os de Ciências Jurídicas e Sociais, Engenharia, Medicina e Cirurgia, Comércio, Odontologia, Farmácia e Bioquímica
Em agosto de 1913, em um terreno doado pela prefeitura, foram iniciadas as obras na Praça Santos Andrade. Com projeto do engenheiro Guilhermino Baeta de Farias, inicialmente é construído apenas um bloco de cinco andares com uma cúpula central, em um estilo mais próximo do beaux-arts. A inauguração ocorreu em 1915.
Em 1923 ampliaram o prédio com a construção de dois blocos laterais (um de cada lado), conforme previa o projeto original.
Ao longo dos anos o prédio foi reformado e ampliado diversas vezes, até que em 1954 passou a ocupar a quadra inteira e sofreu uma grande reforma com a criação, inclusive, de uma nova fachada que alterou o estilo para o neoclássico. Foi eliminada a cúpula central e visualmente o prédio passou a ter três blocos encimados por frontões triangulares. No bloco central foi construído um pórtico, encimado pelo frontão triangular e com altas colunas, características que remetem aos antigos templos gregos. O prédio com essa nova aparência foi reinaugurado em 1955 e foi um projeto do engenheiro Carlo Barontini.

O prédio é uma Unidade de Interesse de Preservação. Em 1999, em uma dessas enquetes promovidas na rede de computadores, foi escolhido como símbolo da cidade.

Referências:

WIKIPEDIA. Universidade Federal do Paraná. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Federal_do_Paraná>. Acesso em: 10 dez. 2015.
UFPR. A Universidade: Histórico. Disponível em: <http://www.ufpr.br/portalufpr/historico-2/>. Acesso em: 10 dez. 2015.
UFPR. A Universidade: Histórico: Linha do Tempo. Disponível em: <http://www.ufpr.br/portalufpr/linha-do-tempo/>. Acesso em: 10 dez. 2015.
CESBE S.A. Edificações UFPR. Disponível em: <http://www.cesbe.com.br/portfolio-item/ufpr/>. Acesso em: 12 set. 2015.
ARTES NA WEB. Barontini, Carlo. Disponível em: <http://www.artesnaweb.com.br/index.php?pagina=home&abrir=arte&acervo=359>. Acesso em: 10 dez. 2015.