quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Comendador Araújo

Rua Comendador Araújo em Curitiba
Rua Comendador Araújo em Curitiba

A Rua Comendador Araújo é uma das ruas antigas da cidade e já foi chamada de Estrada do Mato Grosso e Rua do Mato Grosso.

Em abril de 1888 a rua passou a chamar-se Comendador Araújo, em homenagem a um de seus moradores, que possuía um sobrado (já demolido) bem no seu início, na esquina com a Praça Osório.

Já mostrei aqui alguns outros prédios localizados na rua, como a Sociedade Thalia, a Igreja Presbiteriana de Curitiba, a Casa Manuel Miró, a Casa Glaser e o edifício mais alto de Curitiba.

Antônio Alves de Araújo


Antônio Alvez de Araújo, Comendador da Ordem da Rosa, título concedido pelo império, nasceu em Morretes em 6 de novembro de 1803 e faleceu em Palmeiras em 22 de abril de 1887.
Era irmão de Manoel Alves de Araújo, que tinha sido vice-presidente da Província e ocupado a presidência entre junho de 1865 e agosto do mesmo ano.
Como o seu irmão, ele também foi vice-presidente da Província e assumiu interinamente a presidência por duas vezes (de 26 de maio a 3 de setembro de 1883 e de 24 de agosto a 18 de setembro de 1885). Antes já havia exercido diversos mandatos de deputado.
De família ligada a erva-mate, herdou e foi proprietário de engenhos.
Durante o Império a família Araújo foi uma das mais poderosas do Paraná, mas entrou em decadência gradativa com a proclamação da república, tanto econômica como politicamente.

Referências:

GOULART, Mônica Helena Harrich Silva. O coronelismo e a transição republicana no Paraná. In: IX SIMPÓSIO INTERNACIONAL PROCESSO CIVILIZADOR: Tecnologia e Civilização, 2005, Ponta Grossa. Artigos Científicos. Disponível em: <http://www.pg.utfpr.edu.br/ppgep/Ebook/cd_Simposio/artigos/mesa_debates/art24.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2015.
CASA CIVIL DO PARANÁ. Galeria dos governantes: Período Imperial  - 1853 a 1889 - Presidentes da Província. Disponível em <http://www.casacivil.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=16>. Acesso em: 23 nov. 2015
WIKEPEDIA. Antônio Alves de Araújo. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Antônio_Alves_de_Araújo>. Acesso em: 23 nov. 2015.