quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Grande Hotel Moderno

Antigo prédio do Grande Hotel Moderno em Curitiba

Antigo prédio do Grande Hotel Moderno em Curitiba

O Grande Hotel Moderno ficava nesse prédio, na Rua XV de Novembro.

O edifício - uma Unidade de Interesse de Preservação - em estilo art déco foi reformado. Segundo notícias publicadas, não foi restaurado pela falta de informações. O que é bem estranho, considerando o número de fotos antigas que existem. Atualmente o térreo é ocupado pela filial de uma rede de lojas mexicanas dedicada a venda de eletrodomésticos.

Durante muito tempo o Grande Hotel Moderno foi o hotel mais luxuoso de Curitiba.
Foi adquirido em 1923 pela família proprietária do Hotel Johnscher, outro hotel charmoso da cidade. No local já funcionava o antigo Hotel Zanqueta, do italiano Gino Zanqueta, que passou por uma ampla reforma.
A partir da aquisição pela família Johnscher, o hotel foi gerenciado por Francisco Lourenço Johnscher, que deixou a administração do primeiro hotel da família ao seu cunhado.
A família tinha jeito para a coisa, pois os dois hotéis eram os melhores da cidade.
O Grande Hotel Moderno hospedou desde presidentes, como Getúlio Vargas a artistas, como Henry Fonda. Passando por figuras ilustres como Santos Dumont.
Além dos hóspedes, o bar em estilo inglês e restaurante era frequentado pela sociedade curitibana. Com uma decoração de fim do século passado, um conjunto de violinos, o Grande Hotel era endereço elegante da cidade.

O Grande Hotel Moderno foi fechado em setembro de 1975.

Francisco Lourenço Johnscher 


Nasceu em Curitiba em 22 de abril de 1895 e faleceu também em Curitiba em 29 de abril de 1962.
Primeiro assumiu a administração do Hotel Johnscher e a partir de 1923 passou a dedicar a maior parte do seu tempo a administração do Grande Hotel Moderno.
Em 1933 participou ativamente da criação do Rotary Club de Curitiba, sendo um dos sócios fundadores da instituição.
Em 1949 fundou o Sindicato dos Hotéis e Similares e Curitiba, sendo o seu primeiro presidente, cargo que ocupou até 1957.
Foi membro da Associação Comercial do Paraná, do Conselho de Turismo do Paraná e do Conselho Rodoviário de Curitiba.

Referências:
REDAÇÃO. Grande Hotel Moderno. Hotelnews, São Paulo, edição 384, jan.-fev. 2015   Disponível em: <http://www.revistahotelnews.com.br/portal/materia.php?id_materia=513&ano=2015>. Acesso em 31 dez. 2015.
PEREIRA, Edilson. Todo mundo em Curitiba já dormiu no Johnscher. Paraná Online. Curitiba, 29 mar. 2013. Disponível em: <http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/659267/?noticia=TODO+MUNDO+EM+CURITIBA+JA+DORMIU+NO+JOHNSCHER>. Acesso em: 26 dez. 2015.
DITZEl, Geanine. Um giro pela XV. Gazeta do Povo, Curitiba, 07 abr. 2015. Haus, Arquitetura. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/um-giro-pela-xv/>. Acesso em 31 dez. 2015.
WIKIPEDIA. Francisco Lourenço Johnscher. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Lourenço_Johnscher>. Acesso em: 31 dez. 2015.
MILLARCH, Aramis. O hotel & o tempo. Estado do Paraná, Curitiba, 29 jul. 1976, p. 4. Disponível em: <http://www.millarch.org/artigo/o-hotel-o-tempo>. Acesso em: 31 dez. 2015.