terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Monumento em homenagem a Ruy Barbosa

Monumento em homenagem a Ruy Barbosa na Praça Santos Andrade em Curitiba

Monumento em homenagem a Ruy Barbosa na Praça Santos Andrade em Curitiba

Monumento em homenagem a Ruy Barbosa na Praça Santos Andrade em Curitiba

Monumento em homenagem a Ruy Barbosa na Praça Santos Andrade em Curitiba

O monumento em homenagem a Ruy Barbosa de Oliveira (1849-1923) está na Praça Santos Andrade.
Rui Barbosa foi um homem de múltiplos conhecimentos, destacando-se como jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador. Sua atuação na II Conferência da Paz, em 1907 na cidade de Haia, rendeu-lhe o apelido de “O Águia de Haia”.

O monumento em granito com estátua e uma águia em bronze foi encomendado ao escultor João Turin (1878-1949) pelo Comitê de Direito da UFPR e inaugurado em 1936.

A águia (belíssima) já foi restaurada e recolocada no local em 2014. Isso depois de ter sido apedrejada por vândalos. Como podemos observar, o monumento continua a ser vandalizado, uma vez que a placa que tinha aos pés da águia foi roubada.

Dizem que Ruy Barbosa está com o braço erguido na direção da Universidade Federal do Paraná indicando o caminho dos livros. Quem sabe um dia este país deixe de tratar a educação apenas com slogans e siga a indicação de Ruy Barbosa. Depois disso talvez o patrimônio histórico e cultural da cidade passe a ser tratado com o devido respeito.

O conjunto da obra de João Turin é bem tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná.

Referências:

WIKIPEDIA. Rui Barbosa. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ruy_Barbosa>. Acesso em: 30 dez. 2015.
WIKIPEDIA. João Turin. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/João_Turin>. Acesso em: 30 dez. 2015.
PREFITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. Aviso de Pauta. Escultura de João Turin será recolocada na Praça Santos Andrade. Curitiba, 18 ago. 2014. Disponível em: <http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/escultura-de-joao-turin-sera-recolocada-na-praca-santos-andrade/33851>. Acesso em: 30 dez. 2015.
BREMBATTI, Katia. Estátua de Turin que foi apedrejada é restaurada. Gazeta do Povo, Curitiba, 21 ago. 2014. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/estatua-de-turin-que-foi-apedrejada-e-restaurada-ecer47wd64er261po8h6cx07i>. Acesso em: 30 dez. 2015.