quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Palácio da Liberdade

Palácio da Liberdade, em Curitiba

Palácio da Liberdade, em Curitiba

Palácio da Liberdade, em Curitiba

Palácio da Liberdade, em Curitiba

Palácio da Liberdade, em Curitiba

O Palácio da Liberdade, localizado na Rua Barão do Rio Branco, foi a sede do governo estadual de 1892 até 1938.
De 1938 a 1942 foi Chefatura de Polícia e de 1942 até 1976 foi ocupado pela Secretaria do Interior.
De 1978 até o final dos anos 1980 foi ocupado pela Coordenação do Sistema Penitenciário e a partir de maio de 1989 passou a ser a sede do MIS - Museu da Imagem e do Som do Paraná.

A casa é um bem tombado pelo Patrimônio Cultural e uma Unidade de Interesse de Preservação.

Foi projetado e construído pelo engenheiro de origem italiana Ernesto Guaita para o seu colega de profissão Leopoldo Ignácio Weiss (a quem é atribuída influencias na arquitetura do sobrado, o que parece natural, uma vez que além de estar pagando a conta, era também engenheiro). A construção iniciou no final da década de 1870 e foi concluída no final da década de 1880.
Em 1890 o prédio foi adquirido pela Fazenda Nacional, que repassou a propriedade definitiva ao Estado do Paraná em 1891.
O livro “Espirais do Tempo” diz o seguinte sobre o seu estilo: “Assim como as demais obras de Guaita, segue esta casa  o ecletismo de gramática neoclássica através do partido simétrico e de um vocabulário greco-romano. Sua implantação, no alinhamento da testada mas afastada dos demais limites do terreno, e seu porte monumental expressam um partido arquitetônico presente, na época, apenas nas edificações mais nobres da cidade.”

O casarão foi fechado para restauro em 2003 e a obra foi concluída em dezembro de 2014. Nesse meio tempo o MIS ficou provisoriamente instalado no Bairro de Santa Cândida.
Depois de dez anos o Museu da Imagem e do Som deveria ter retornado para a sua sede em março de 2015.

P.S.: O MIS reabriu no local em abril de 2016.

Referências:
LYRA, Cyro Illídio Corrêa de Oliveira et al. Espirais do tempo: bens tombados do Paraná. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura, 2006. 440 p.
MAROS, Angieli. Obras de restauro do Museu da Imagem e do Som são finalizadas. Gazeta do Povo, Curitiba, 18 dez. 2014. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/obras-de-restauro-do-museu-da-imagem-e-do-som-sao-finalizadas-ehjbuzk3nbqmwq73z4zasdowe>. Acesso em: 30 dez. 2015.