sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Um jardinete sem nome?

Um jardinete sem nome?

No local, esquina da Avenida Munhoz da Rocha com a Rua Barão dos Campos Gerais, não há qualquer indicação do nome desse jardinete. Não encontrei o nome nem nos mapas do IPPUC.
Deve ser um daqueles locais que passou despercebido dos ilustres vereadores, que adoram nomear ruas e praças.
Gostam tanto que um deles recentemente andou apresentando proposta para trocar o nome de algumas ruas. Usou como justificativa que o nome da rua era de um personagem do tempo da ditadura. Se seguirmos essa linha, haverão muitas ruas na cidade para trocarem o nome (Getulio Vargas, Mal. Floriano, entre tantas outras).
O revisionismo histórico não deu certo em lugar nenhum. Muito pelo contrário, a memória histórica nos permite aprender lições que ajudam a balizar as decisões que temos que tomar no presente e a planejar o futuro, tanto no sentido do que deu certo e devemos repetir, quanto no sentido do que deu errado, e devemos evitar.

De qualquer maneira, com nome ou sem, encontrar um lugarzinho assim, com sombra e um banco, é ótimo para quem está andando a pé pela cidade em um dia abafado.

Referência:
BATISTA, Rodrigues. Ruas referentes à ditadura militar podem mudar de nome em Curitiba. Gazeta do Povo, Curitiba, 14 abr. 2015. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/ruas-referentes-a-ditadura-militar-podem-mudar-de-nome-em-curitiba-4c6dtpyx9xwzz0eymtw5u7oah>. Acesso em: 6 jan. 2016