quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Um pequeno edifício paranista na XV

Um pequeno edifício paranista na XV

Este pequeno edifício na Rua XV de Novembro apresenta algumas características do art déco (decoração geometrizada, com linhas verticais marcadas) e apresenta também elementos do movimento paranista.
Não se sabe exatamente quando o edifício – que é uma Unidade de Interesse de Preservação – foi construído. Mas em 1932 ele sofreu uma reforma que o deixou com as características atuais.
Elementos gráficos criados pelo movimento paranista são uma presença constante na cidade, em prédios, calçadas, murais e outros objetos.

O Movimento Paranista


O Paranismo (ou Movimento Paranista) foi um movimento cultural regional, com uma certa dose de ufanismo, cujo objetivo era criar uma identidade própria para o Paraná.

Com uma colonização onde participaram diversas culturas (portugueses, italianos alemães, poloneses, ucranianos, russos e por aí vai) e sofrendo forte influência de São Paulo e do Rio Grande do Sul, a elite intelectual local sofria de uma espécie de crise de identidade.
O Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, criado em 1900, foi de certa forma o ponto de encontro desse desejo.

João Ghelfi é considerado um inspirador inicial do movimento, que teve influência principalmente na história, literatura, arquitetura e artes plásticas.
Participaram do movimento, que teve o seu auge no período de vai de 1920 a 1940, Romário Martins (com um papel de liderança importante), João Turin, Zaco Paraná, Guido Viaro, De Bonna, Lange de Morretes, Emiliano Perneta, Dario Vellozo e Oswaldo Lopes, entre muitos outros.

A revista “Illustração Paranaense”, fundada pelo jornalista e fotógrafo João Baptista Groff em 1927, enquanto circulou (até meados dos anos 1930) foi uma espécie de porta-voz das ideias do movimento.

O movimento foi criando a identidade paranaense usando elementos das diversas etnias (índios, imigrantes) e elementos da fauna e flora regional. Na história, além de resgatarem e divulgarem a história da colonização do Estado, também criaram alguns mitos, como o da fundação de Curitiba.

Foi, sem dúvida alguma, um movimento importante na criação da identidade do Paraná.