domingo, 12 de março de 2017

Casa Strobel

Casa Strobel

Casa Strobel

Casa Strobel

Casa Strobel

Casa Strobel, construída em 1930 por Rodolpho Strobel, está localizada no Largo Coronel Enéas. Como muitas casa da região central, o andar térreo era destinado ao comércio (material de construção) e o andar superior a residência da família.

Atualmente a casa, que é uma Unidade de Interesse de Preservação, é ocupada por um bar e um restaurante no térreo e por um hostel na parte superior.

Os primeiros Strobel na cidade


Cristian August Strobel (com 39 anos) e sua esposa Christine Friedericke Herold (com 29 anos) chegaram em São Francisco do Sul em 11 de novembro de 1854, vindos da Alemanha fugidos por questões políticas em função da revolução de 1848. Vieram juntos três filhos pequenos, Emilie Bertha (7 anos), Gustav Hermann (5 anos) e Emil Robert (1 ano). No mesmo barco estava um grupo de mais de trinta pessoas da cidade de Glauchau, de onde eram.
Já no ano seguinte ao da chegada, 1855, a família mudou para Curitiba. O casal Cristian August e Christine teve mais três filhas nascidas em Curitiba, Maria (nascida em 1855), Fanni (1858) e Anna Luisa (1861).

Cristian August e seu filho Gustav Robert eram excelente carpinteiros e participaram da construção, entre outras,  da Santa Casa, da Farmácia Stellfeld e da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz do Pinhais.

Referências:

NADALIN, Sergio Odilon. Imigração e família, segunda metade do século XIX. Revista Latinoamericana de Población, vol. 8, núm. 14, enero-junio, 2014, pp. 31-55
NADALIN, Sergio Odilon. Construindo alteridades: a trajetória de vida de um jovem imigrante no Brasil (Curitiba, segunda metade do século XIX. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 51, p. 181-208, jul./dez. 2009. Editora UFPR
NADALIN, Sergio Odilon. Construindo alteridades: memórias de um imigrante no Brasil (segunda
metade do s éculo XIX). (Axe VII, Symposium 28). Independencias - Dependencias - Interde-
pendencias, VI Congreso CEISAL 2010, Jun 2010, Toulouse, France.