sábado, 6 de janeiro de 2018

Edifício Marumby

Edifício Marumby
Edifício Marumby - detalhe
Edifício Marumby - detalhe da porta

O Edifício Marumby, na Rua XV de Novembro, esquina com a Rua Conselheiro Laurindo, foi concluído em 1948 e é um projeto do engenheiro Romeu Paulo da Costa.

Com treze andares (contando o térreo) o Edifício Marumby é um dos primeiros “arranha-céus” da cidade. De arquitetura moderna, o térreo, reservado para uso comercial, tem marquises protegendo os passantes da chuva e do sol. O canto da esquina arredondado e as sacadas criam um efeito interessante. A porta do condomínio, com desenhos geométricos é bem bonita também. Atualmente está pintada de amarelo, mas não sei se sempre foi dessa cor.

Algumas publicações (impressas e na internet) dizem que o Marumby foi o primeiro prédio da cidade de uso exclusivamente residencial. O térreo sempre teve utilização comercial, mas ignorando isso, pelo menos no início (não sei como é hoje) o edifício parece que teve um uso misto. É possível encontramos publicações em jornais de 1949 que indicam que a Diretoria do Departamento de Obras e Viação da Prefeitura Municipal de Curitiba funcionava no segundo andar.

Romeu Paulo da Costa (1924-2004) formou-se em engenharia civil na Universidade Federal do Paraná em 1948. Junto com outros engenheiros e arquitetos foi um dos responsáveis pela divulgação da arquitetura moderna na cidade. Um dos seus principais projetos, talvez o de maior destaque, foi o prédio da Biblioteca Pública do Paraná. Outro de seus projetos foi o da antiga Sinagoga Francisco Frischmann.

Referências:

CAU/PR [site]. Arquitetura moderna do Paraná perde um de seus pioneiros. Curitiba, 5 mai. 2014. Disponível em: <http://www.caupr.org.br/?p=9466>. Acesso em: 5 jan. 2018
EDITAL. O Dia. Curitiba, 9 mar. 1949. Ano XXV, n 8053, p. 4.