sexta-feira, 2 de março de 2018

Busto do Padre Ildefonso X. Ferreira, na Santos Andrade

Busto do Padre Ildefonso X. Ferreira, na Santos Andrade
Herma com busto do Padre Ildefonso X. Ferreira, na Santos Andrade

A herma com o busto do Padre Ildefonso X. Ferreira está localizada na Praça Santos Andrade.
Pelo menos no dia que a fotografei estava, uma vez que há uma onda de roubos sem precedentes de esculturas em bronze na cidade. Estão roubando quase tudo. No dia que fotografei já tinham roubado a placa.

Não consegui descobrir quem foi o autor da obra.

Padre Ildefonso X. Ferreira


No livro “1001 Ruas de Curitiba” encontrei o seguinte texto:

“Nasceu em 19 de agosto de 1795, em Curitiba. Filho do Alferez Antônio Xavier e Maria Joaquina da Cruz Lima. Formou-se em Direito, dedicando a carreira Eclesiástica  e lecionou Teologia, Latim e Filosofia na Faculdade de Direito e no Seminário Episcopal, ambos em São Paulo. Exerceu os seguintes cargos: Secretário do Cabido Paulista: Inspetor da Instrução Pública, Juiz de Paz, Deputado Provincial, Promotor de Bispado, Membro das Comissões do Conselho Geral do Governo e Vereador. Faleceu em 29 de novembro de 1871 em São Paulo, onde sempre viveu.”

No site do IPPUC encontrei praticamente o mesmo texto, mas com um complemento que esclarece um pouco mais sobre ele:

“Inteligente e muito culto foi dos paranaenses que elevaram bem alto o nome do nosso Estado, fora dos limites. Enérgico destemido. Orador dos melhores, patriota sincero, ansiava pela separação do Brasil da Metrópole Portuguesa. Por ocasião do espetáculo na noite de 7 de Setembro de 1822 o Padre Ildefonso, levantando-se gritou três vezes – Viva o Rei do Brasil. Grito esse repetido pela assistência delirante. D.Pedro sorridente e feliz agradeceu com gesto de cabeça.”

Publicação relacionada:
Praça Santos Andrade

Referência:

MUZZILLO, Camilla (Org.). 1001 Ruas de Curitiba. Curitiba: Artes & Textos, 2011. 240 p.