quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Studium Theologicum

Studium Theologicum

Studium Theologicum

Localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas (antiga Rua Ivahy), o prédio começou a ser construído em 1908, como casa de moradia e capela provisória da Congregação dos Claretianos, em um terreno cedido pela Cúria.

Inicialmente a fachada tinha apenas duas janelas, uma porta e um andar. Com desenho semelhante ao atual, penso que seriam o que hoje são as três janelas do lado esquerdo. Gradativamente o prédio foi sendo ampliado, tanto lateralmente quanto em profundidade e em altura (na parte dos fundos). No final de 1926 foi concluído o segundo andar na parte da frente, deixando-o mais ou menos com a configuração atual.

Em fevereiro de 1925 começou a funcionar no local o curso de Filosofia. O Colégio Postulado de Curitiba funcionou até 1931, quando foi transferido para Rio Claro (SP).

Em 1934 criaram o Seminário Maior, com as faculdades de Filosofia e Teologia. Em 1935 o prédio foi ampliado mais uma vez na parte dos fundos.

Em 1962 o surgiu Studium Teologicum, unindo os diversos cursos de Teologia da cidade e afiliado à Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, sucedendo o Seminário Maior.

Em 1975 encerrou o Concílio Vaticano II e o Studium, em meio aos debates resultantes, enfrenta a crise de vocações pós concílio e é agregado a Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Nesse período sofreu pressões para alinhar-se a doutrina da teologia da libertação.

Em 1995 o Studium Theologicum volta a ser ligado à Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, mas continua agregado à PUC.

Em 2008 o prédio do Studium é restaurado e passa a integrar a rede de ensino Educlar - Acão Educacional Claretiana.

A Rede de Educação Claretiano, cuja sede em Curitiba é no mesmo prédio do Studium, oferece diversos cursos nas áreas de educação física, formação de professores, engenharia, direito, teologia e filosofia, tecnologia, saúde, gestão, comunicação e social.

Em uma publicação futura falarei dos Claretianos. e da Igreja Imaculado Coração de Maria, que fica ao lado do Studium.

A Igreja Imaculado Coração de Maria consta na relação que tenho de Unidades de Interesse de Preservação, mas não sei se o prédio do Studium Theologicum está incluído. Imagino que sim.

Publicações relacionadas:
Igreja Imaculado Coração de Maria
Igreja Imaculado Coração de Maria - interior

Referências:
CASTRO, Elisabeth Amorim de; IMAGUIRE, Marialba Rocha Gaspar. Conventos e Seminários: ensaios sobre a arquitetura em Curitiba - 1. 21º ed. Curitiba: E. A. de Castro; M. R. G. Imaguire, 2006. 166 p. 
CLARETIANO Rede de Educação [site]. Polo de Curitiba/PR. Disponível em: <https://claretiano.edu.br/polos/curitiba>. Acesso em: 14 jan. 2019.
FERNANDES, José Carlos. O colégio dos padres. Gazeta do Povo, Curitiba, 23 out. 2009. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/o-colegio-dos-padres-byg9l68kbwdlr01uinn9wyxqm/>. Acesso em: 14 jan. 2019.