domingo, 24 de janeiro de 2021

Colégio Estadual Amâncio Moro

Colégio Estadual Amâncio Moro
Colégio Estadual Amâncio Moro
Colégio Estadual Amâncio Moro
Colégio Estadual Amâncio Moro

Colégio Estadual Amâncio Moro, localizado na Avenida Presidente Washington Luiz.

O colégio “teve início em 1958, como Casa Escolar Tarumã, na Rua Edgard Stelfeld, s/n, Amintas de Barros Braga. Em 1960, foi iniciada a construção do atual prédio, sendo então, prefeito o Sr. General Iberê de Mattos. Em 1961, passou a pertencer ao Estado. Em 1965, passou a chamar-se “Grupo Escolar Amâncio Moro” … Em 1975, esta Escola passou a pertencer ao Complexo Escolar do Colégio Estadual do Paraná, …”  e em “janeiro de 1982 a escola foi desligada do Complexo Escolar do Colégio Estadual do Paraná, … Em 1998 … passou a denominar-se “Escola Estadual Amâncio Moro – Ensino Fundamental”. Em 2006 altera a denominação …para Colégio Estadual Amâncio Moro Ensino Fundamental e Médio.”

Recentemente li que o governo do estado está com a intenção de fechar algumas escolas, entre elas, essa. 

Amâncio Moro

“Nasceu em Curitiba, em 31 de julho de 1908. Filho de Domingos Antonio Moro e Natália Lucas Moro.

Faleceu em Curitiba, em 28 de agosto de 1965. Foi casado com D. Albertina Moro e teve um filho, o Dr. Carlos Alberto Moro.

Amâncio Moro, descendente de família pobre e numerosa, desde a mais tenra infância foi obrigado a trabalhar, forjando assim sua marcante personalidade. Mercê do seu esforço, capacidade e profundo sentido de honestidade em todos os seus misteres, embora de poucas letras, conseguiu crescer na vida, atingindo como industrial e comerciante, uma situação privilegiada na comunidade curitibana.

Foi sócio-gerente, por muitos anos, da firma Madeireira Moro &Cia Ltda.

Desportivo na verdadeira acepção do vocábulo, foi presidente do Coritiba F.C. e da Federação Paranaense de Futebol.

Na vida política, foi vereador na capital, por quatro anos, tendo sido Prefeito de Curitiba, por nomeação do então governador Bento Munhoz da Rocha Neto.

No exercício dessas funções revelou-se um homem de profunda integridade e inteligência.

Alguns dos debates que sustentou como vereador e a sua correta administração na Prefeitura da Capital fizeram de seu nome uma verdadeira bandeira de trabalho sério, coerente, honesto e empreendedor.”

Referências:SEED. Colégio Estadual Amâncio Moro Ensino Fundamental e Médio. Histórico do Estabelecimento. Disponível em: <http://www.ctaamanciomoro.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=21>. Acesso em: 22 jan. 2021.
SEED. Colégio Estadual Amâncio Moro Ensino Fundamental e Médio. Amâncio Moro. Disponível em: <http://www.ctaamanciomoro.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=22>. Acesso em: 22 jan. 2021.
GOMES, Leonardo. Proposta de remanejamento pode fechar sete colégios estaduais em Curitiba. BandNews FM. Curitiba, 26 nov. 2020. Disponível em: <https://bandnewsfmcuritiba.com/proposta-de-remanejamento-pode-fechar-sete-colegios-estaduais-em-curitiba/>. Acesso em: 22 jan. 2021.