sexta-feira, 29 de julho de 2022

A antiga Casa Escolar Cruz Machado

A antiga Casa Escolar Cruz Machado
A antiga Casa Escolar Cruz Machado
A antiga Casa Escolar Cruz Machado - detalhes
A antiga Casa Escolar Cruz Machado - detalhes
A antiga Casa Escolar Cruz Machado
A antiga Casa Escolar Cruz Machado

Esse prédio localizado na Rua Bispo Dom José, 2006 é tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná e é também uma Unidade de Interesse de Preservação.
Em estilo eclético o prédio tem uma decoração externa bem bonita.
O prédio foi projetado em 1906 e inaugurado em 1 de fevereiro de 1907.
Em um relatório do secretário de obras públicas e colonização, Sr. Francisco Gutierrez Beltrão ao então presidente do estado, Sr. Vicente Machado, o prédio foi assim descrito.

Casa Escolar «Cruz Machado»—Foi este edifício construído no Batel em terreno de 25 m por 144 m, adquirido pela quantia de 1.500$000: é destinado a uma escola promiscua.
Projectado pelo desenhista da Directoria de Obras e Viação, sr. Ângelo Bottechia, foi construido sob a direcção d’este habil architecto e entregue á Secretaria do Interior em dias do mez de Dezembro. É um elegante edificio, dotado de vestibulo, duas classes e dois gabinetes, tendo ao fundo um terraço com escada dupla para descida aos recreios e aos water-closets situados nos porões. Tem-se accesso ao vestibulo por uma escadaria de seis degraus de pedra artificial e passa-se deste para as salas de aulas e gabinetes, cuja altura é de 4 m.75. Em volta do edifício foi feita uma calçada, cuja largura é de 2,m20 na rua e de 1,m. 30 nos demais lados.

A casa escolar era um jardim de infância destinado a meninos e meninas, daí a palavra “promíscua” no relatório do secretário de obras.

No jornal “A República” de 31 de julho de 1907 encontrei a seguinte nota:

Escola Cruz Machado.— De amanhã em diante passará a funccionar no predio escolar «Cruz Machado», no Batel, a escola publica d’aquelle arrabalde, regida pela professora normalista d. Alice Daniel.

Detalhe do “arrabalde” do Batel.

A inauguração pelo jeito foi feita sem muitas festas. Encontrei o seguinte no jornal “A Notícia” na edição de 1 de fevereiro de 1907:

Com a presença do sr. dr. Sebastião Paraná, inspector escolar, teve logar hoje ás 2 horas da tarde, a inauguração do novo edificio Cruz Machado, sito no Batel.

Em um relatório de dezembro de 1907 elaborado por Laurentino de Azambuja, entre outras coisas, destaco: “… Matricula superior a 80 alumnos de ambos os sexos, freqüência de 70. O prédio ressente-se de graves defeitos de Hygiene pedagogica e é insuficiente para o numero de alumnos que o freqüenta. … Notei disciplina na escola, apesar das dificuldades de fiscalização”.

Os problemas de “Hygiene pedagogica” possivelmente estavam relacionados com o número de alunos e as duas salas pequenas.

Em 1928, com a construção do Grupo Escolar D. Pedro II, mais adiante na mesma Rua Bispo Dom José, o já então Grupo Escolar Cruz Machado foi desativado.
Mais tarde passou a ser uma delegacia e hoje em dia continua sendo ocupado pela secretaria de segurança.

Publicação relacionada:

Referências:
CASTRO, Elisabeth Amorim de. Grupos Escolares de Curitiba na primeira metade do século XX. 1. ed. Curitiba: Edição do autor, 2008. 160 p. 
CASTRO, Elisabeth Amorim de. Arquitetura das Escolas Públicas do Paraná (1853-1955). 2010. 364 f. Tese (Doutorado em História) - UFPR, Curitiba.
COORDENAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL. Bens tombados por município > Curitiba > Antigo Grupo Escolar Cruz Machado Curitiba.  Disponível em: <https://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/Bem-Tombado/Antigo-Grupo-Escolar-Cruz-Machado-Curitiba>. Acesso em: 28 jul. 2022.
PARANÁ 1907. Relatorio apresentado ao Exmo. Sr. Dr. Vicente Machado da Silva Lima, Presidente do Estado do Paraná, por Francisco Gutierrez Beltrão, Secretario d’Estado dos Negocios de Obras Publicas e Colonização. Curitiba. Typografia d’«A Republica», 1907.