terça-feira, 19 de julho de 2022

Praça Miguel Couto

Praça Miguel Couto (Pracinha do Batel)
Praça Miguel Couto (Pracinha do Batel)
Praça Miguel Couto (Pracinha do Batel)
Praça Miguel Couto (Pracinha do Batel)

A Praça Miguel Couto (também conhecida como Pracinha do Batel) é delimitada por um lado pela Rua Gonçalves Dias e pelo outro pela Avenida do Batel/Rua Bispo Dom José. Em 2007, depois de muita polêmica, a praça foi cortada ao meio por um prolongamento da Rua Carneiro Lobo, visando ligá-la à Rua Desembargador Costa Carvalho.
Segundo a prefeitura tratava-se de uma obra que fazia parte de um projeto para melhorar o transito na região e a ligação entre o bairro Água Verde e o Bigorrilho. Segundo outros, as obras visavam apenas a beneficiar a instalação de um centro comercial nas proximidades.

Miguel Couto


Miguel de Oliveira Couto, nasceu no Rio de Janeiro em 1 de maio de 1865 e faleceu na mesma cidade em 6 de junho de 1934.
Filho de Francisco de Oliveira Couto e de Maria Rosa do Espírito Santo. Teve dois filhos, Miguel Couto Filho e Elza Couto Bastos Netto.
Formado em medicina em 1883 na Academia Imperial de Medicina, foi professor universitário, médico e pesquisador destacado, com diversas pesquisas publicadas. Também defendeu a educação pública.
Em 1916 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.
Foi eleito pelo Rio de Janeiro, então Distrito Federal, para a Assembléia Nacional Constituinte, instalada em novembro de 1933, que resultaria na Constituição de 1934. Na Assembléia apresentou uma emenda visando proibir a imigração japonesa. No final foi aprovada (com ampla maioria) uma versão sem mencionar raça ou nacionalidade, estabelecendo cotas de 2% do total de imigrantes que entraram no país nos últimos cinquenta anos, também proibindo a concentração dos imigrantes em um único local.

Publicação relacionada:

Referências:
CABRAL, Themys e OLAVO, Jorge. Fim da polêmica: em 15 dias, rua cortará a Pracinha do Batel. Gazeta do Povo, Curitiba, 20 jun. 2007. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/fim-da-polemica-em-15-dias-rua-cortara-a-pracinha-do-batel-aipeerkkheg3vitdkoa2txfta/>. Acesso em: 7 jul. 2022.
ABL - Academia Brasileira de Letras [site]. Acadêmicos > Miguel Couto. Disponível em: <https://www.academia.org.br/academicos/miguel-couto/biografia>. Acesso em: 7 jul. 2022.
WIKIPEDIA. Miguel Couto. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_Couto>. Acesso em: 7 de jul. 2022.
BRASIL. Constituição (1934). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil: promulgada em 16 de julho de 1934. art. 121, § 6º. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm>. Acesso em: 16 jul. 2022.