sexta-feira, 5 de maio de 2023

Colégio Estadual Leôncio Correia

Colégio Estadual Leôncio Correia, na Rua Costa Rica
Colégio Estadual Leôncio Correia (antigo Colégio América), em Curitiba
Colégio Estadual Leôncio Correia

Localizado na Rua Costa Rica, o “Colégio Estadual Leôncio Correia” é uma escola tradicional de Curitiba, responsável pela educação de gerações de curitibanos, principalmente da região do Bacacheri e bairros próximos.

Grande, com mais de 6.000 m² de área construída, as instalações da escola ocupam toda a quadra formada pelas ruas Costa Rica, Holanda, Canadá e Estados Unidos.

O edifício original, com 1.069,10 m², em alvenaria de tijolos e em forma de “U”, está preservado.
Com desenho usando a linguagem neocolonial e clássica, foi projetado  em 1948, durante o governo de Moysés Lupion. Época em que foram projetados, pelo governo do estado, diversas escolas com o mesmo estilo, seguindo um conjunto de plantas básicas, que eram adaptadas conforme a necessidade. O prédio foi concluído em 31 de março de 1955 e inaugurado oficialmente em 1 de setembro de 1955.

A escola foi criada em 1941, com o nome de  “Grupo Escolar no Arrabalde do Bacacheri”. Em 1955, ano da conclusão das obras do novo prédio, a escola passou a chamar-se “Grupo Escolar Leôncio Correia”.
Em outubro de 1956 passou a adotar o nome de “Ginásio Estadual América” e em 1967 o nome trocou para “Colégio Estadual América”. Em fevereiro de 1976 mudou novamente, passando a chamar-se “Colégio Estadual Leôncio Correia”.

Uma pena o muro, que atrapalha a visão do prédio. Está cada vez mais comum esses grandes muros no entorno das escolas. Entendo as razões, mas não deixo de lamentar. Lamento não só por razões estéticas, mas, principalmente, pelo reais motivos que fazem com que a cidade tenha cada vez mais muros.

Referências:
CASTRO, Elisabeth Amorim de. Grupos Escolares de Curitiba na primeira metade do século XX. 1. ed. Curitiba: Edição do autor, 2008. 160 p. 
COLÉGIO ESTADUAL LEÔNCIO CORREIA [site]. Histórico. Disponível em: <https://leonciocorreia.com/historia/>. Acesso em: 3 de mai. 2023.