sexta-feira, 14 de julho de 2023

Paróquia Divino Espírito Santo

Igreja da Paróquia Divino Espírito Santo
Igreja da Paróquia Divino Espírito Santo
Igreja da Paróquia Divino Espírito Santo
Igreja da Paróquia Divino Espírito Santo - gruta de Nossa Senhora das Graças

Igreja sede da Paróquia Divino Espírito Santo na Rua Mateus Leme, esquina com a Rua Carlos Pioli.
A igreja foi projetada pelo arquiteto Carlo Barontini (1896-1973)¹ ²
A cúpula dela é muito bonita. 

Tentei descobrir quando as obras da igreja iniciaram e quando ela começou a ser usada. Não encontrei essa informação. Mas descobri que em 1956 já existia uma comissão para a construção (não sei se a obra já tinha iniciado) e que em 1965 foi promovido no Country um desfile em prol da obra.
Também encontrei algumas publicações em que a igreja é chamada de Igreja do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora das Graças. Não sei se esse é o nome oficial, mas alguma ligação com a adoração de Nossa Senhora das Graças ela tem, pois na lateral há uma gruta dedicada a Nossa Senhora.
No dia que fiz as fotos falamos com um senhora que nos informou que que a próxima etapa será a colocação de estátuas dos quatro evangelistas sobre as colunas na entrada.

Encontrei também uma passagem que achei interessante na “Coleção Bairros de Curitiba”:

“Na década de 1960, … Eram os tempos do Padre Osvaldo Neumann, com quem os jovens assistiam filmes e começavam a se envolver na vida comunitária. A família toda participava das famosas quermesses do Divino Espírito Santo e as crianças iam às novenas vestidas de anjinhos. …”³

Publicação relacionada:

Outros projeto de Carlo Barontini:

Referências:
¹ MACEDO, Rafael Valdomiro Greca de. Curitiba Luz dos Pinhais. 2º ed. Curitiba: Solar do Rosário, 2018. 592 p.
² PACHECO, Paulo Cesar Braga. A Arquitetura do Grupo Paraná 1957-1980. 2010. 486 f. Tese (Doutorado em Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
³ FENIANOS, Eduardo Emílio. Pilarzinho, Bom Retiro e Vista Alegre: das varandas às tevês. Curitiba: Editora UniverCidade, 2000, 54 p. (Coleção Bairros de Curitiba, v. 20).