quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Confeitaria das Famílias

Confeitaria das Famílias

Confeitaria das Famílias

Confeitaria das Famílias

Fundada em 1945 pelo espanhol Jesus Alvarez Tarzado, a Confeitaria das Famílias é um dos estabelecimentos mais antigos em atividade na Rua XV de Novembro.
De uma época em que não havia tanta concorrência, a confeitaria permanece firme na XV por mais de setenta anos. Famosa pelos doces com receitas criadas pelo seu fundador, a confeitaria hoje tem também uma casa de chá no segundo andar e conta com uma freguesia fiel.
A torta Martha Rocha, conhecida nacionalmente, foi criada na confeitaria para homenagear a Miss Brasil que em 1954 quase virou Miss Universo (dizem que perdeu o título por causa de duas polegadas no quadril).

Em estilo eclético, o prédio que abriga a confeitaria é uma Unidade de Interesse de Preservação. Provavelmente construído no início do século XX, já abrigou anteriormente um salão de snooker e um estúdio fotográfico.
O prédio é bem bacana, repare nos diversos detalhes da decoração e na sacada com grade em ferro fundido.

Referências:

BELO, Carolina Gabardo. Receita é o segredo na Confeitaria das Famílias. Tribuna. Curitiba, 04 fev. 2013. Disponível em: <http://www.tribunapr.com.br/noticias/parana/receita-e-o-segredo-na-confeitaria-das-familias/>. Acesso em: 17 ago. 2016.
ABDALLA, Sharon. História e guloseimas se misturam na Confeitaria das Famílias. Gazeta do Povo. Curitiba, 28 mar. 2015. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/imoveis/sem-titulo-7voyaom0l9v912wcwztbvozki>. Acesso em: 17 ago. 2016.