domingo, 18 de agosto de 2019

Largo Helena Stadler de Souza

Largo Helena Stadler de Souza

Largo Helena Stadler de Souza

Largo Helena Stadler de Souza

Com forma triangular, o Largo Helena Stadler de Souza é margeado pela Rua Jerônimo Durski, Rua Carmelo Rangel e Rua Josefina Rocha.

Procurei informações sobre quem seria Helena Stadler de Souza. Encontrei uma nota de falecimento de uma pessoa com esse nome, publicada no “Diário do Paraná” no dia 10 de setembro de 1961, que faleceu no dia anterior em Palmeiras. Não consegui verificar se era a pessoa homenageada.

O largo passou a ter esse nome em setembro de 1973. Tentei encontra o projeto da lei (no projeto costuma ter a biografia da pessoa homenageada), mas não encontrei.

Depois que publiquei, recebi uma mensagem de Silvia Helenice Nitschke que contou o seguinte:

“… a homenageada desse pequeno Largo foi minha avó, casada com o advogado Petronio Romero Carneiro de Souza. Frente ao Largo, na Josefina Rocha, ela presenteou seus filhos Mário, Nelson e Newton com os terrenos onde cada um construiu sua moradia e mais uma prima, que faz esquina com a Hermes Fontes. Seja, ela era proprietária de toda a área, cedendo o que virou uma pracinha, para a abertura da Josefina Rocha, unindo à av. Batel a Vicente Machado.”

texto complementado em 21 ago. 2019

Referência:
NITSCHKE, Silvia Helenice.  [mensagem pessoal]. Mensagem privada enviada por e-mail para Flavio Antonio Ortolan. ago. 2019