segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Bicicletas Forever

"Bicicletas Forever", instalação de Ai Weiwei
"Bicicletas Forever", instalação de Ai Weiwei
"Bicicletas Forever", instalação de Ai Weiwei
"Bicicletas Forever", instalação de Ai Weiwei

Não sei se a instalação “Bicicletas Forever” ainda está lá no gramado do MON (Museu Oscar Niemeyer) ou se já foi desmontada, uma vez que a exposição “”Ai Weiwei - Raiz” encerrou no último dia 28. O efeito dela era bem impressionante.
A identificação dela dizia o seguinte:

“BICICLETAS FOREVER
2015
Bicicletas de aço inoxidável
Dimensões variáveis
A monumental instalação Bicicletas Forever é composta por mais de mil bicicletas de aço inoxidável. Como a roda de bicicletas de Duchamp, Ai Weisei usa esse objeto familiar como um ready-made.
   Para o artista, que passou a infância no exílio com o pai no deserto de Gobi, a bicicleta representava liberdade pessoal. Naquela época, ter uma bicicleta era um luxo. Quando lecionava arquitetura, Ai Weiwei usava a bicicleta para ensinar seus alunos como eles poderiam construir com materiais diferentes dos comuns, como tijolo e concreto.
   O nome do trabalho vem da marca de bicicletas “Forever”, produzida desde a década de 1940. As bicicletas eram onipresentes nas estradas chinesas antes que carros e outros veículos motorizados se tornassem amplamente acessíveis.
   Bicicletas Forever foi montadas em exposições em todo o mundo, de Melbourne a Toronto e Londres. Cada instalação é única.”