terça-feira, 5 de maio de 2020

Educandário Curitiba

Prédio do antigo Educandário Curitiba
Prédio do antigo Educandário Curitiba - entrada peincipal
Prédio do antigo Educandário Curitiba - detalhe de ornamento de ferro
Planca com planta do Futuro Hospital Pequeno Príncipe Norte

Prédio do antigo Educandário Curitiba, com entrada pela Rua Doutor Alarico Vieira de Alencar.

A Sociedade de Defesa contra a Lepra foi fundada em 26 de outubro de 1941. Foi criada por iniciativa de Eunice Waver (1902-1969), com apoio do então interventor Manoel Ribas (1873-1946) e já no decreto de criação recebeu por doação o terreno de 199.000 m² na antiga Colônia Argelina (hoje a área é no bairro do Bacacheri).

Imediatamente após a doação iniciaram uma campanha de arrecadação de fundos, liderada por senhoras da cidade, para a construção do educandário destinado aos filhos sadios de leprosos.

Aparentemente teve duas inauguração. A primeira no dia 21 de março de 1942, com a presença de Manoel Ribas e as demais autoridades de praxe. Com missa e discursos. Em um dos discursos foram destacadas duas doações de vulto: a do Sr. Francisco Johnscher, proprietário do grande Hotel Moderno, no valor de 2:000$000 e do pe. Ladislau Kula, vigário da Catedral Metropolitana, no valor de 50$000.

No dia 15 de junho de 1943 o jornal “O Dia” em uma nota anunciava que no dia 19 o educandário seria inaugurado oficialmente, com as presenças do “sr. Gustavo Capanema, Ministro da Educação e Saúde, d. Eunice Weaver, presidente da Federação das S. A. L. e D. C. L., além de outras altas autoridades estaduais, federais e municipais.”

No dia 20 de junho de 1943, o mesmo jornal “O Dia” noticiou a inauguração.
O ministro não compareceu, sendo representado pela Sra. Eunice Weaver.

Transcrevo alguns trechos da reportagem que descreve o prédio:

“… O Educandário possue linhas arquitetônicas de severa importância e se estende por uma grande area, contado alem do corpo central do edifício, dividido em duas alas, com um pavilhão para refeitorio e cosinha e um pavilhão para lavanderia, alem de 2 novos pavilhões ainda em construção. Tem capacidade para 150 crianças e …
Entre as instalações do estabelecimento contam-se um gabinete dentario e um gabinete médico, ambos dotados de aparelhamento moderno especializado. …
Possue tambem o estabelecimento uma creche … a qual dispõe de todos os elementos necessários aos cuidados particulares aos recem-nascidos. …
Digna de nota é a escola do Educandário instalada em sala própria, sendo o ensino das primeiras letras ministrado por 2 professores, …
Possuem ainda o estabelecimento uma bem montada rouparia e uma sala de costuras, onde as menores vão sendo exercitadas para o oficio. Uma horta, sob orientação de um chacareiro, constitui distração de apreciavel importancia para os meninos. …
Uma diretora, 2 enfermeiras e uma turma de outros empregados, todos com domicilio no proprio estabelecimento, zelam pelo internos, …”

No momento dessa segunda inauguração o estabelecimento já estava funcionado há um ano, com 80 crianças internas. inclusive alguns recém natos.

Em 27 de agosto de 1970 a Sociedade alterou o nome para Sociedade Eunice Weaver.

“Ainda na década de 70, com o apoio do governador Jaime Canet Junior, o educandário sofreu reformas. Posteriormente o Instituto de Apoio ao Menor por convênio assumiu sua gestão.

No final dos anos 80, com as mudanças nas políticas públicas de assistência a crianças e adolescentes, o Educandário foi desativado por vontade do Governo do Estado.”

Em 1986 foi instalado em um dos pavilhões o Grupo de Escoteiros Jorge Frassati.

“Em 1986 o comodato firmado com a UPAE (União de Profissionais para Atendimento do Excepcional), mantenedora da Escola Menino Jesus, possibilitou a instalação da escola que garante educação profissional para jovens com deficiência intelectual no prédio do antigo Grupo Escolar Mercedes Seiler Rocha parte do complexo do antigo educandário.”

No final de 2013 foi noticiado que no local será construído o Hospital Pequeno Principe Norte. Desconheço os detalhes. mas a área continua sendo de propriedade da Associação Eunice Weaver do Paraná - AEW-PR. Imagino que tenha sido feito algum tipo de acordo.

Conforme uma placa no local, que apresenta uma planta das futuras instalações, serão construídos no local um Hospital Pequeno Principe, a Faculdade Pequeno Príncipe e Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, um Hospital de Alta Complexidade, prédios de apoio e diagnóstico, um Jardim Botânico Farmácia Viva e um Centro Cultural, além de estacionamento.
Pelo o que está mostrando na planta, continuarão no local a sede da Associação Eunice Weaver do PR, a Associação Beneficente São Roque, o Grupo Escoteiro Jorge Frassati e a Escola Menino Jesus.

Aparentemente a estrutura do prédio atual será mantida. É uma planta baixa e não é possível ver os detalhes. Espero que a fachada atual seja preservada e que ninguém tenha a ideia de fazer uma fachada modernosa. A prefeitura deveria declarar o prédio como uma Unidade de Interesse de Preservação.

Publicações relacionadas:
Uma casa junto ao Educandário Curitiba
A “pedra fundamental” do Pequeno Príncipe Norte

Referências:
AEW-PR [site]. História da Associação. Disponível em: <http://aew.org.br/institucional/>. Acesso em: 3 mai. 2020.
AEW-PR [site]. Notícias. AEW-PR une esforços com Pequeno Príncipe para o início de um sonho. Disponível em: <http://aew.org.br/noticia/aew-pr-une-esforcos-com-pequeno-principe-para-o-inicio-de-um-sonho/>. Acesso em: 3 mai. 2020.
UMA Cerimonia Tocante. Diário da Tarde, Curitiba, 22 mar. 1942. Ano 44, n. 14.153, p. 1.
ASSISTENCIA Social no Paraná: Entregue domingo o Educandario Curitiba á diretoria da Siciedade de Proteção aos Filhos de Lazaros e de Defesa contra a Lepra. Correio do Paraná, Curitiba, 24 mar. 1942. Ano X, n. 4.899, p. 4.
UM ACONTECIMENTO de relêvo para todo o Paraná. O Dia, Curitiba, 24 mar. 1942. Ano XiX, n 5.716, p.2.
NOTA. Inauguração do Educandario Curitiba. O Dia, Curitiba, 15 jun. 1943. Ano XX, n. 6.088, p. 3.
EDUCANDARIO Curitiba. O Dia, Curitiba, 20 jun. 1943. Ano XX, n. 6.093, p. 2.
CASTRO, Elisabeth Amorim de; IMAGUIRE, Marialba Rocha Gaspar. Ensaios sobre a arquitetura em Curitiba - 2: Colégio e Educandários. 21 º ed. Curitiba: Edição do autor. 2006, 208 p.