sábado, 11 de junho de 2016

A fonte da Praça Zacarias

A fonte da Praça Zacarias

A fonte da Praça Zacarias

A fonte da Praça Zacarias

A fonte da Praça Zacarias foi inaugurada em 8 de maio de 1871. Idealizada, projetada e executada pelo engenheiro baiano Antônio Rebouças (já reparou quantos baianos têm na história da cidade?), que transportou a água desde o Campo do Olho D’Água (atual Praça Rui Barbosa). Ela provavelmente foi a primeira fonte pública de água potável instalada na cidade.
O transporte da água era feito por tubulação subterrânea de cobre (não havia produção de canos de ferro no Brasil naquela época). As torneiras vieram da Europa e o suporte sextavado que sustenta as torneiras teria sido produzido em Curitiba.
Com a implantação do sistema de água e esgoto em 1910 a fonte foi desativada e ficou por muito tempo no Museu Paranaense. Em 1968 foi instalada novamente na praça, desta vez fazendo parte de um chafariz.

Referências:
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. Conhecendo Curitiba. Praça Zacarias. Disponível em: <http://www.curitiba.pr.gov.br/conhecendocuritiba/pracazacarias>. Acesso em: 08 jun. 2016.
CURITIBA SPACE. Praça Zacarias. Disponível em: <http://curitibaspace.com.br/praca-zacarias/>. Acesso em: 08 jun. 2016.
DESTEFANI, Cid. Zacarias, praça de muitas histórias. Gazeta do Povo. Curitiba, 09 mar. 2013. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/colunistas/nostalgia/zacarias-praca-de-muitas-historias-60psngi1dj4vkot7gr6yi5jqq>. Acesso em: 08 jun. 2016.