domingo, 7 de outubro de 2018

Escola Vicentina Nossa Senhora das Mercês

Prédio da Escola Vicentina Nossa Senhora das Mercês, na Av. Manoel Ribas

A Escola Vicentina Nossa Senhora das Mercês está localizada na Avenida Manoel Ribas, esquina com a Rua Professora Rosa Saporski.

É uma escola Católica, ligada às Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. A Companhia da Filhas da Caridade sempre esteve relacionada com a educação, desde o seu início, seguindo o conceito da “educação assumida como ação de amor-serviço a Deus em favor dos mais pobres”.

As irmãs, vindas da França, chegaram no Brasil em 1849, instalando-se em Minas Gerais.
No Paraná, vindas da Polônia, chegaram em 1904 e instalaram-se na Colônia Polonesa de Abranches, onde os colonos queriam ter uma educação de qualidade para os seus filhos e haviam solicitado o auxílio das irmãs. Nasceu assim o a Escola Polonesa São José,, atual Colégio Vicentino São José.

A Escola Vicentina Nossa Senhora das Mercês nasceu como Escola Paroquial Nossa Senhora das Mercês, fundada 1931 pelo Frei D. Inácio Giovani Dal Monte e pela Sra. Aída Teixeira Freitas, apoiados por outros paroquianos.
Como a demanda foi grande já no seu primeiro ano, resolveram pedir ajuda a Congregação das Filhas da Caridade, que em 1932 forneceu professoras para a escola. Em 1941 a Congregação assumiu a direção. Nesse mesmo ano a escola adquiriu autonomia, não pertencendo mais a paróquia e passou a ocupar um prédio maior, com o nome de Instituto Nossa Senhora das Mercês.

O prédio atual (o que aparece na foto) teve o início da construção em 1954 e ficou pronto em 1956.
Em 1999 o prédio foi reformado e ampliado.
A escola oferece cursos de educação infantil e ensino fundamental, inclusive com a opção de período integral.

Publicação relacionada:
Casa Provincial das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo

Referências:

ESCOLA Vicentina Nossa Senhora das Mercês [site]. Disponível em: <http://www.vicentinamerces.com.br>. Acesso em: 6 out. 2018.
FILHAS da Caridade de São Vicente de Paulo: Província de Curitiba [site]. Disponível em. <http://www.filhasdacaridade.com.br>. Acesso em: 6 out. 2018.