sábado, 9 de abril de 2016

Duas paredes de uma casa antiga

Duas paredes de uma casa antiga

Estas duas paredes de uma casa antiga, como o casarão que mostrei ontem, também estão situadas na esquina da Rua Presidente Carlos Cavalcanti com a Rua Duque de Caxias.
Nesse caso, foram preservadas apenas duas paredes, as voltadas para as ruas. O interior é ocupado atualmente por um estacionamento privativo para a diretoria e funcionários do sindicato instalado no casarão, bem conservado, que está no outro lado da rua.

Não vejo maiores problemas em fazer este tipo de preservação, i. é, apenas das fachadas, no caso da arquitetura e da história da casa não serem relevantes, mas preservando o que é importante para ajudar a compor a paisagem da região.
Minha única crítica, aplicável não apenas a este imóvel, mas a diversos outros existentes pela cidade com situação semelhante, é que poderia ser mais bem feito. Em vez de apenas tapar as janelas e portas com tijolos, poderiam fazer um cenário mais convincente, com portas e janelas falsas bem elaboradas, de forma a fazer com que parecessem reais. Possibilidades para isso existem.