sexta-feira, 1 de abril de 2016

Edifício Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco

Edifício Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco

Edifício Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco

Edifício Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco

Edifício Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco

O prédio principal do MON - Museu Oscar Niemeyer foi projetado em 1967 pelo próprio Oscar. Inicialmente ele seria destinado ao Instituto de Educação do Paraná.
A obra só foi concluída em 1978 e quando pronto o prédio recebeu o nome de Edifício Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco. Nunca abrigou a escola e passou a ser ocupado, de maneira meio improvisada, por secretarias de Estado.
Em 2002 o prédio foi reformado, com a participação do próprio Oscar Niemeyer, ganhou o famoso anexo conhecido como “O Olho” e passou a abrigar o então chamado Novo Museu. Em 2003 recebeu o nome atual em homenagem ao grande arquiteto modernista brasileiro.
Interessante notar que no projeto original havia umas estrutura de concreto em forma de abóboda junto ao chão, algo que lembra o atual “olho”. A estrutura nunca chegou a ser construída mas, sem dúvida, serviu de inspiração para o novo anexo.

O prédio tem uma grande massa horizontal com poucos apoios. O pilares são mais largos na base e vão estreitando a medida que sobem. Chama muito a atenção o grande vão livre e os grandes balanços nas extremidades.
Apesar de o prédio ser meio que eclipsado pelo seu famoso anexo, gosto muito dele.
O Edifício Castelo Branco é bem tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná desde maio de 2012, como parte do conjunto urbano e edificado do Centro Cívico.

Lembro que quando Jaime Lerner (ocupando então o cargo de governador) decidiu fazer o museu houve alguma polêmica em relação ao projeto (coisas da política). Praticamente junto com a inauguração o museu tornou-se um dos locais mais conhecidos da cidade, um ícone, conhecido nacionalmente e até internacionalmente.

Veja outras postagens que já fiz sobre o Museu Oscar Niemeyer: O interior do “Olho”,  O OlhoA bailarina de Oscar NiemeyerO logotipo do Museu Oscar NiemeyerEspaço NiemeyerEu estou de “Olho” em vocêA vacaA rampaUma espiada de canto de olhoUma pausa para um descanso e O túnel do MON

Referências:

MUELLER, Oscar. Centro Cívico de Curitiba: um espaço identitário. 2006. 201 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura). UFRGS. Porto Alegre.
COORDENAÇÂO do Patrimônio Cultural. SEC. Centro Cívico. Disponível em: <http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=301>. Acesso em: 30 mar. 2016.
RUPP, Isadora. Da burocracia ao museu. Gazeta do Povo, Curitiba, 10 nov. 2012. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/especiais/10-anos-mon/da-burocracia-ao-museu-1sgi161flshtaiy9ufkxx9wsu>. Acesso em: 30 mar. 2016