quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Edifício Manoel da Costa Cunha

Edifício Manoel da Costa Cunha

Edifício Manoel da Costa Cunha - detalhes

Edifício Manoel da Costa Cunha - detalhes

Edifício Manoel da Costa Cunha

Gosto muito desse pequeno edifício na Rua XV de Novembro, esquina com a Rua Monsenhor Celso. É uma das jóias da rua.
Com muitas portas de madeira em ogiva, elemento do gótico, tem características muito interessantes. Repare também nas belas grades de ferro forjado nas diversas sacadas e nos ladrilhos (importados de Portugal) que revestem os andares superiores.
As grandes nas portas no térreo são bem mais recentes, mas são muito bonitas também e valem ser apreciadas.
A sua construção foi concluída em 1893, por encomenda do comerciante de origem portuguesa Manoel da Costa Cunha, com projeto do italiano Ernesto Guaita. A construção foi confiada ao mestre de obras alemão Henrique Henning. Henning trabalhou no final da construção da Santa Casa e foi o responsável pela construção da Catedral de Curitiba.
No térreo ficava a loja de roupas do Sr. Cunha e na parte superior a residência de sua família.
Durante a ocupação de Curitiba pelas tropas federalistas em 1894 o Sr. Manoel teve o estoque de sua loja requisitado pelos ocupantes da cidade (parece que abasteciam-se de roupas na loja do Sr. Manoel e pagavam com vales que nunca foram resgatados). Com isso, ficou com muitas dívidas e mais tarde foi obrigado a vender o imóvel ao ervateiro Manoel de Macedo.
O edifício é uma Unidade de Interesse de Preservação. Lembrando também que a paisagem urbana da Rua XV de Novembro e Avenida Luiz Xavier, entre a Praça Osório e a Praça Santos Andrade é tombada pelo Patrimônio Cultural do Paraná.

Referência:

CADORE, Analu. A produção Arquitetônica de Ernesto Guaita em Curitiba. 2010. 193 f. Dissertação (Mestrado em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis