terça-feira, 26 de abril de 2016

Busto de Victor Ferreira do Amaral e Silva

Busto de Victor Ferreira do Amaral e Silva

Busto de Victor Ferreira do Amaral e Silva

Esta herma em homenagem a Victor Ferreira do Amaral e Silva está na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná. Instituição em que ele e Nilo Cairo tiveram papéis fundamentais na fundação.
A escultura é de João Turin, e como toda obra dele, é Patrimônio Cultural do Paraná.

Victor Ferreira do Amaral e Silva


Médico, educador e político, nasceu na Lapa em 9 de dezembro de 1862 e faleceu em Curitiba em 2 de fevereiro de 1953, aos 90 anos de idade.
Formou-se em medicina, com especialização em ginecologia e obstetrícia, no Rio de Janeiro em 1884.
Depois de formado retornou à Curitiba e trabalhou na Santa Casa de Misericórdia, sem remuneração por sete anos. Tinha também consultório particular, onde atendia a todos, ricos ou pobres, sem distinção.
Em 1890 foi intendente municipal em Curitiba, fundou a Sociedade de Agricultura do Paraná em 1892. Foi Superintendente do Ensino Público de 1893 a 1894. Atuou também como médico militar. Foi também o redator-chefe e um dos fundadores do Diário do Paraná e da Gazeta Médica. Fundou a Associação Médica e criou em 1913 a primeira maternidade do estado. Durante o governo de Caetano Munhoz da Rocha foi diretor da Saúde Pública.
Foi deputado estadual, deputado federal e vice governador do Paraná.
Largou da política para, junto com Nilo Cairo, realizar o que talvez tenha sido a sua maior obra, a criação da Universidade do Paraná. Na universidade foi professor, diretor da Faculdade de Medicina e quando ela foi federalizada, em 1946, tornou-se o primeiro reitor.

Referência:

WIKIPEDIA, Victor Ferreira do Amaral e Silva. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_Ferreira_do_Amaral_e_Silva>. Acesso em: 21 abr. 2016.