A Casa Estrela atualmente está no campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Mas nem sempre esteve lá. Originalmente estava localizada na Rua Dr. Zamenhof, no Alto da Glória.
Ela foi desmontada, transportada e remontada no local atual e reinaugurada em junho de 2013. O trabalho todo durou cerca de sete anos.
A casa foi projetada e construída pelo Sr. Augusto Gonçalves de Castro. E quando escrevo construída pelo Sr. Augusto, isso deve ser entendido no sentido literal. Ele fez isso, entre os anos 1930 e 1934, depois do trabalho, até tarde da noite e nos finais de semana.
O Sr. Augusto, “filho natural” da austríaca Maria Tureck, foi perito contador na Machine Cotton, que produzia as Linhas Corrente. No início do século XX foi proprietário da Casa da Manteiga, localizada inicialmente na Rua Riachuelo, depois transferida para a Rua XV de Novembro.
Adepto da Teosofia (sistema filosófico, místico e esotérico que busca o conhecimento direto dos mistérios da vida, da natureza e do universo, por meio de uma busca pela sabedoria divina) e grande divulgador do Esperanto (“a língua planejada mais falada no mundo”).
O projeto da casa foi inspirado em suas crenças, com símbolos e fundamentos filosóficos e matemáticos; com utilização do pentágono regular e do pentagrama (um símbolo utilizado por diversas religiões e crenças filosóficas).
Em uma placa comemorativa, próxima da casa, está escrito:
PUCPR
GRUPO MARISTA
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
“Justiça e fraternidade entre os homens”
Ludwik Lejzer Zamenhof
Inauguração da Casa Estrela: Sala de Atos da PUCPR
Projeto e construção de Augusto Gonçalves de Castro
Anfiteatro Doktoro Zamenhof - Bosque Marcelino Champagnat
MUNI . Museu Universitário PUCPR
Délcio Afonso Batestrin Presidente di Grupo Marista
Dom Moacyr José Vitti Grão Chanceler da PUCPR
Clemente Ivo Juliatto Reitor
Família Castro Casa Estrela
Comissão do Mecenato Subsidiado Fundação Cultural de Curitiba
Cláudio Forte Maiolino Albatros, Arquitetura, Construção e Restauro
Curitiba, 6 de junho de 2013 • Dia de São Marcelino Champagnat
A Casa Estrela é uma Unidade de Interesse de Preservação.
Publicações relacionadas:
MACEDO, Rafael Valdomiro Greca de. Curitiba Luz dos Pinhais. 2º ed. Curitiba: Solar do Rosário, 2018. 592 p.
PUCPR [site]. Vida no Campus. Caminho das Artes. Casa Estrela. Disponível em: <https://www.pucpr.br/vida-no-campus/trilha-cultural/casa-estrela/>. Acesso em: 2 ago. 2025.
CRUZ, Eloa. A arquitetura e o simbolismo da Casa Estrela. HAUS. Curitiba, 02 mar. 2016. Disponível em: <https://revistahaus.com.br/haus/estilo-cultura/a-casa-de-cinco-pontas/>. Acesso em: 2 ago. 2025.
BATISTA, Fábio Domingos. A Tecnologia Construtiva em Madeira na Região de Curitiba: da Casa Tradicional à Contemporânea. 2007. 181 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
G1 PR. [site] Casa em forma de estrela de 1930 é restaurada e aberta para exposição. Curitiba, 11 jun. 2013. Disponível em: <https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2013/06/casa-em-forma-de-estrela-de-1930-e-restaurada-e-aberta-para-exposicao.html>. Acesso em: 2 ago. 2025.
WIKIPEDIA. Teosofia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Teosofia<. Acesso em: 2 ago. 2025
WIKIPEDIA. Pentágono. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Pentágono>. Acesso em: 2 ago. 2025
WIKIPEDIA. Pentagrama. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Pentagrama>. Acesso em: 2 ago. 205
WIKIPEDIA. Esperanto . Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Esperanto>. Acesso em: 2 ago. 2025